Pesquisa personalizada

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Para que serve o Cálculo diferencial e integral

Derivada? Integral? Não precisa arrepiar os cabelos. São apenas operações matemáticas, que facilitam, e muito, nossas vidas nos dias de hoje. Se você é mais um da grande massa que acredita que quase tudo em matemática é inútil e não serve para nada, meus pêsames. Mas caso ainda pense que deve existir um motivo para tudo isso, você é que não está pescando o peixe dos números, ainda há uma esperança.
Uma das grandes implicações do cálculo, é que conseguimos trabalhar de forma simples com linhas e superfícies curvas. Isso significa que o design moderno da sua televisão, o formato inovador do motor do seu carro, a eficiência cada vez melhor dos eletrodomésticos, a aerodinâmica dos aviões, o conforto do seu tênis, e muitas outras coisas tiveram a varinha mágica do cálculo na sua criação. Imagine se as coisas fossem ainda todas retas, geométricas e pontiagudas.
Outra extremamente interessante, é conseguir descrever a evolução de sistemas ao longo do tempo, e conseguir captar informações deste sistema em instantes arbitrários. Só através do cálculo é que foi possível inferir que houve um dia o tal do Big-bang, e outros sistemas tão diversos como a flutuação de um navio e a propagação do som numa sala de cinema.
Poderia ficar aqui por anos apenas descrevendo as aplicações do cálculo, eu por exemplo uso algumas equações diferenciais para modelar redes de neurônios. Mas é melhor que você aprenda logo como usar esta ferramenta poderosa, e logo estará criando suas próprias aplicações!

Bons cálculos!

6 comentários:

  1. Serve para tirar noites de sono estudando e na hora da prova tirar 70 % com muito choro.
    99% dos engenheiros que conhço me garantem que nao usam quase nada de derivada e integral e quando precisam a HP resolve o problema.
    E tenho certeza que muitos pensam como eu.

    Itauna MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucos são aqueles que realmente são engenheiros, a maioria ainda é técnico em sua área mas não chega ao nível de competência necessário para aplicação de seu conhecimentos em criação de projetos ou gerenciamento.
      E não me entenda mal, até porque a maioria dos engenheiros recém formados começam a carreira como técnicos mas só os melhores progridem.

      Excluir
    2. 1º Mas se alguém não tivesse inventado o cálculo, não existiria a calculadora.
      2º Que tipo de engenheiros? Pois existem muitas engenharias diferentes.
      3º Obviamente que ninguém precisa se escabelar para fazer os cálculos no desenvolvimento do design de um avião novo, um computador fará, mas certamente, um programador muito foda com grandes conhecimentos de cálculo criou um algorítimo capaz de fazer os cálculos por você.
      Resumo: Só por que tu não usa algo o tempo todo, não quer dizer que não seja útil. Se tu quer realmente ser um profissional que depende totalmente da calculadora, a mediocridade é toda sua, mas não venha dizer que cálculo não serve pra muita coisa. O que não serve pra muita coisa, são profissionais medíocres que acham que tendo uma calculadora tudo se resolve, é o tipinho que só assina sem conferir e causa os maiores acidentes. O que me preocupa é pensar em prédios construídos por engenheiros com essa mentalidade, aviões etc...

      Excluir
  2. Tenho certeza que que esses ditos engenheiros não devem der projetos muito criativos...
    Nunca realizariam nada junto a Oscar Niemeyer.

    ResponderExcluir
  3. E olha que ele so conheçe 1 engenheiro...

    ResponderExcluir
  4. Continua achando que não serve para nada, cada dia que passa os produtos estão mais vagabundos quebram com mais facilidade, programo jogos para computador e sempre programei e por causa da matemático nunca consegui me graduar nas faculdades de jogos digitais, quando estou preste a entender algo o professor passava mais uma penca de formulas e etc que não se usava nos projetos de game, mas erá necessário aprender por aprender, simplesmente ridículo. Aplico física nos meus games e acredite não uso 1% do que eles ensinaram. A forma de pensar da Educação ainda usa os moldes dos anos 60 época essa de racismo ao extremo e perseguição está na hora de mudar como todo resto.

    ResponderExcluir