Pesquisa personalizada

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Teletransporte é possível?

No começo deste ano um grupo de pesquisadores das Universidades de Maryland e Michigan, nos Estados Unidos, conseguiu teletransportar um átomo de Itérbio. Isso quer dizer que logo teremos teletransporte de pessoas, em milésimos de segundos chegaremos a qualquer lugar do mundo, todos poderão viajar livremente e viveremos felizes para sempre!
Claro que não. O teletransporte atingido neste laboratório dos Estados Unidos encobriu a distância de um metro, e envolvia apenas uma partícula. Um ser humano tem em sua composição algo em torno de 10 elevado a 28 (1 com 28 zeros atrás) partículas. Só isto já tornaria a tal máquina inviável. Mas além disso é preciso entender que o referido teletransporte não transporta a partícula em si, mas as propriedades quânticas dela. Com uma partícula é quase a mesma coisa, mas com um conjunto grande de partículas isto se torna absurdamente diferente.
E ainda, supondo que fosse tecnicamente viável uma máquina de teletransporte, ela seria inviável socialmente. Nem um simples carros movidos a eletricidade, a hidrogênio ou a ar, tecnologias simples porém muito vantajosas, não são aceitos pela sociedade devido a barreiras econômicas, e paradigmas sociais.
Portanto conforme-se com a evolução gradual dos meios de transporte, pois se o teletransporte for possível não o veremos.

Links:
Quantum Teleportation
Cientistas conseguem teletransportar um átomo inteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário